Unidades de Conservação presentes na 28ª reunião ordinária do Conselho do Mosaico Mantiqueira, realizada nesta quarta-feira (19/11) na Floresta Nacional de Passa Quatro-MG, fizeram um balanço dos incêndios florestais ocorridos nesta temporada e propuseram algumas ações objetivando sua redução e controle.
O Parque Nacional do Itatiaia registrou 52 focos, totalizando 193,36 hectares queimados, sendo a maioria na área de entorno do parque; o Parque Estadual da Serra do Papagaio foi a unidade com maior área queimada, com 16 focos totalizando 4 mil hectares atingidos; a Floresta Nacional de Passa Quatro teve 27 focos que, somados, abrangem 70 hectares. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira registrou os principais sinistros nos municípios de Baependi, Aiuruoca, Bocaina de Minas, Liberdade, em MG: Cruzeiro, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Campos do Jordão, em SP e Resende, no RJ; e a Flona de Lorena teve dois focos, somando 16 hectares. Os números incluem o entorno das unidades.
Durante os debates que seguiram as apresentações, destacou-se a importância dos brigadistas, a vigilância por observadores e a consequente rapidez no inicio do combate ao fogo. O grupo propôs algumas ações consideradas estratégicas, entre elas a estruturação de um sistema de comunicação, o treinamento de equipes dentro da APA, para que conheçam o território; buscar fortalecer a responsabilidade dos proprietários rurais para apoiarem as brigadas com recursos; e a instituição de brigadas municipais e de sindicatos rurais ligadas às respectivas defesas civis.
Outro aspecto considerado fundamental é que as prefeituras sejam motivadas a assumir sua parte no Sistema Nacional do Meio Ambiente – Sisnama, inclusive com a estruturação de brigadas municipais a serem treinadas pelo IBAMA e pelo ICMBio.