Os efeitos do fogo não ficam restritos aos limites políticos administrativos da região onde ocorrem. O aquecimento global, provocado pelo aumento do CO2 na atmosfera, tem nos incêndios florestais um dos fatores causais de maior relevância. Por isso, a discussão desse problema deve ser permanente, para possibilitar a troca de experiências e de ideias visando a solução dos problemas de maneira mais eficiente.
Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), Departamento de Engenharia Florestal da UFV e Universidade Federal de Sergipe, será realizado em Viçosa (MG) o Seminário Nacional sobre Prevenção e Controle de Incêndios Florestais nos dias 28 e 29 de abril de 2015.
Serão debatidos temas como : Políticas públicas para o manejo do fogo em áreas florestais; Modelagem do comportamento do fogo; Aplicação prática da queima prescrita; Aspectos operacionais em prevenção e combate de incêndios em áreas florestais, Combate aéreo a incêndios florestais; Monitoramento de focos de incêndios: Sistema de detecção por câmeras e por satélite, Modelagem do risco de incêndios florestais utilizando SIG, dentre outros.
São parceiros na promoção do evento o Grupo Painel Florestal, CEMIG , Associação Mineira de Silvicultura, Fibria, Guarany , Agroflor e Revista da Madeira.
Inscricao: www.sif.org.br