quarta-feira, 25 de março de 2015

Série Parques do Brasil – Parque Nacional do Itatiaia - SOS Mata Atlântica

Série Parques do Brasil – Parque Nacional do Itatiaia
26/02/2015


O Parque Nacional (Parna) de Itatiaia é uma unidade de conservação de proteção integral da natureza localizada em uma área de 28.084,100 hectares no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Criado em junho de 1937, Itatiaia é o Parque mais antigo do Brasil. Seu nome é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontas, pedra pontuda. Seu relevo se destaca, e o Parque é conhecido por abrigar em seu alguns dos picos mais altos do Brasil, chegando a 2.791 metros no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.
Vida do Parque
Itatiaia floraA fauna e a flora do parque são bastante diversificadas, devido principalmente à diferença de altitude de seu relevo e ao clima variado. Na encosta voltada para o Vale do Paraíba, predomina a Mata Atlântica com fauna e flora ricas e exuberantes, herbácea e possui o maior índice de endemismos, ou seja, é composta por espécies que só ocorrem ali, como bromélias e orquídeas entre outras.
A fauna da parte baixa é mais rica, propicia mais abrigo para mamíferos, como a paca, o quati e inclui animais ameaçados, como o lobo-guará e a onça-parda. Também possui grande diversidade de pássaros, como o beija-flor (colibri, beija-flor-de-cor-roxa entre outros), assim como tucanos-de-bico-verde e guachos. A importância do Itatiaia para a conservação de espécies de aves é grande tendo em vista os frugívoros de grande porte e as espécies habitantes das partes altas.
Outras atrações
Itatiaia Pico das Agulhas Negras
Pico das Agulhas Negras
O Parque possui atrativos na Parte Alta e Parte Baixa da unidade.
Na Parte Alta encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Morro do Couto, Vale do Aiuruóca, Asa de Hermes, Abrigo Rebouças, Abrigo Massena, Abrigo Água Branca, Pedra Assentada, Ovos da Galinha, Pedra do Sino, Pedra do Altar, Travessia Ruy Braga, Travessia Serra Negra, Travessia Rancho Caido.
Já na Baixa: encontram-se o Mirante do Último Adeus, Pedra de Fundação, Centro de Visitantes, Lago Azul, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos.
Como visitar
Itatiaia é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
É cobrado ingresso para o interior do Parque, por dia, variando de RS 1,10 a R$ 25, a depender de fatores como o dia da semana, o número de dias que serão gastos dentro do Parque e se o visitante é morador do entorno ou não. Para saber detalhes sobre os valores dos ingressos, acesse o site do ICMBio.
O Parque fica na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Fica ao sudoeste do Estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Itatiaia e Resende, e a sudoeste do Estado de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Itamonte e Bocaina de Minas (veja localização no Google Maps).
Sede do Parque (parte baixa)
Saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até a cidade de Itatiaia, na altura do km 318. A viagem dura aproximadamente 2h 30min vindo do Rio de Janeiro e 3 horas saindo de São Paulo. Em Itatiaia seguir por mais 5 km pela BR-485 até a entrada principal do Parque.
Planalto (parte alta)
Saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até o povoado de Engenheiro Passos, distante 12 km de Itatiaia. A partir deste povoado seguir pela BR 354, na estrada Rio-Caxambú (Circuito da Águas) por 23 Km, até o local conhecido como Garganta do Registro, a 1.669 metros de altitude. A partir daí começa a subida de 14 km, pela BR-485 até o Posto Marcão por estrada vicinal e mais 3 km até o Abrigo Rebouças.