O Conselho Consultivo do Mosaico Mantiqueira encaminhou nesta semana ofício ao presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, manifestando sua posição contrária ao cancelamento de contratos de diversas brigadas de combate a incêndios florestais que atuavam em unidades de conservação federais.
O cancelamento implica na redução de 1.589 brigadistas contratados em 2014 para apenas 987 em 2015. Como consequência, das 91 unidades de conservação anteriormente atendidas somente 62 continuarão a contar com brigadistas.
A decisão atinge diretamente o território do Mosaico Mantiqueira, uma vez que não haverá nova contratação de brigadistas para a APA da Serra da Mantiqueira e as Florestas Nacionais de Lorena e de Passa Quatro. Também houve redução de um esquadrão de combate do Parque Nacional do Itatiaia, aumentando significativamente a vulnerabilidade da Serra da Mantiqueira em relação aos incêndios florestais. Segundo o governo, a decisão decorre de contenções orçamentárias que atingem a vários setores da administração pública.
No documento enviado ao ICMBio, o Conselho do Mosaico alerta para o conjunto de implicações que resultam da redução dos brigadistas, consideradas impactantes e com grande potencial para o ainda maior agravamento da crise que se pretende combater.
Neste sentido, destaca-se a grave situação de escassez hídrica vivenciada na região Sudeste, afetando cidades e populações de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que possuem expressivos trechos de seus territórios abastecidos por mananciais que tem suas áreas de recarga na serra da Mantiqueira.
Ainda segundo o documento, a ausência dos brigadistas, aliada ao nítido agravamento dos extremos climáticos e ao aumento da ocorrência de incêndios florestais, tende a aumentar as dificuldades em relação à disponibilidade hídrica, impactando a saúde, o bem estar, a economia e a geração de energia elétrica em toda a região, onde vivem milhões de pessoas.
Em sua conclusão, a manifestação do colegiado enfatiza a alta vulnerabilidade da serra da Mantiqueira e solicita a recontratação das brigadas de combate a incêndios florestais. Ao finalizar, lembra ainda que as montanhas são mundialmente reconhecidas como ecossistemas frágeis, embora provedoras de água e de muitos outros serviços ambientais essenciais para a humanidade.
A serra da Mantiqueira, estrategicamente localizada no nascedouro de bacias hidrográficas fundamentais para três grandes estados brasileiros, precisa contar com políticas de proteção à altura de sua importância para a sociedade.
http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/conselho-do-mosaico-mantiqueira-alerta-para-riscos-da-falta-de-brigadistas-e-pede-recontratacao/