terça-feira, 19 de maio de 2015

São José põe estudos da Via Banhado na internet


O Banhado, cartão postal de São José dos Campos. Foto: Claudio Vieira

O Banhado, cartão postal de São José dos Campos. Foto: Claudio Vieira


O material será disponibilizados no site da Prefeitura de São José
São José dos Campos

Os estudos e relatórios de impactos ambientais do projeto da Via Banhado, em São José dos Campos, serão abertos para consulta pública pela internet a partir da próxima sexta-feira.
O material será disponibilizados no site da Prefeitura de São José. Desde o começo da semana, no entanto, já é possível consultar o documento na Secretaria de Transportes, no Jardim Bela Vista, na região central.
A consulta no local poderá ser feita até 10 de junho, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 12h e das 14h às 17h.
O projeto, alvo de polêmica entre ambientalistas, prevê a ligação entre a região norte e região oeste da cidade, com quatro quilômetros de extensão, canteiro central, ciclovia e calçadas, margeando o Banhado pelo trajeto da antiga linha férrea que ocupava o local.
Além dos possível danos ambientais, outro impasse está ligado à retirada das famílias que vivem na área.
A prefeitura mantém um diálogo para reassentamento das famílias, que inclui a compra assistida ou indenização aos proprietários dos imóveis. Desde o ano passado, o governo tenta tirar as cerca de 400 famílias que moram lá e que defendem a permanência no local.
Audiências. A prefeitura anunciou ontem a realização de duas audiências públicas para debater o assunto, nos dias 9 e 10 de junho.
A primeira será na Casa do Idoso Centro, às 17h. A segunda será no Cefe, também 17h.