segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Desrespeito as REGRAS para EVENTOS








ALERTA aos ATLETAS corredores de MONTANHA !!
Seja um atleta legal...não participe de corridas i-Legais !!

Com a criação dos Critérios para a autorização de provas de Corrida de Montanha e semelhantes, em novembro de 2016, no âmbito do ICMBio válido para os territórios da APA Federal da Serra da Mantiqueira, do Parque Nacional do Itatiaia e da Floresta Nacional de Passa Quatro, os organizadores das provas estão obrigados por lei a planejarem os trajetos, atendendo à normas técnicas, legais e ambientais, definidas com o objetivo de reduzir ao mínimo ou mesmo evitar impactos ambientais negativos nestes Unidades Federais especialmente protegidas (Parque, APA e FLONA).
Infelizmente, em 2017 até da data de hoje, 3 Corridas de Montanha na APA da Mantiqueira foram realizadas SEM Autorização Ambiental e serão autuadas.
INDOMIT 2017 em São B. do Sapucaí foi realizada sem Autorização Ambiental !
KTR - Kailash Trail Run Campos do Jordão 2017 foi realizada sem Autorização Ambiental ! Short Mission 2017 foi realizada sem Autorização Ambiental !
Temos ainda a informação oficial do ICMBio que a prova KTR - KAILASH TRAIL RUN Passa Quatro 2017, programada para acontecer no próximo sábado, 24-junho, sequer protocolou qualquer documentação ou estudos prévios, conforme determinam as Regras. Representantes da KTR – Kailash Trail Run participaram da criação dos CRITÉRIOS que agora eles próprios ignoram, demonstrando desprezo pela Conservação da Mantiqueira e pelo esforço dos órgãos públicos e DA sociedade civil em ordenar o uso público nas Cristas da Mantiqueira. Se realizar o evento neste final de semana a KTR - Kailash Trail Run estará irregular e será autuada (pela terceira vez !!) pelo órgão ambiental (ICMBio-APA Mantiqueira).
INFORME-SE. NÃO PARTICIPE de provas que não atendem as normas ambientais. EXIJA dos organizadores das provas a apresentação da autorização ambiental.
Participar de provas de corrida de montanha SEM Licença Ambiental, faz mal para o currículo dos atletas e mais ainda para a Serra da Mantiqueira. As empresas que promovem provas sem autorização estão sendo autuadas pelo órgão ambiental responsável e deverão pagar multa, além de terem de reparar os danos.
Não passe batido. Faça do seu esporte e da sua energia, uma alavanca positiva em defesa da saúde e do meio ambiente. Compartilhe essa ideia!

Associação de Montanhismo e Proteção da Mantiqueira